As primeiras cores do Fluminense foram o cinza e o branco, aprovadas em assembléia entre os sócios que foi realizada em 17 de outubro de 1902.
Já a primeira camisa, guardada até hoje em nossa sala de troféus, era baseada em uniformes ingleses e foi adotada oficialmente (aprovada) também em 17 de outubro de 1902. Era no estilo esporte fino tendo no colarinho, na gola e nos punhos botões para ajustar seu caimento. Como dois dias depois o Flu entrou em campo para a disputa de sua primeira partida oficial, no dia 19 de outubro de 1902 em amistoso contra o Rio Football Club, quando vencemos por 8 a 0, não houve tempo hábil para a compra das camisas no padrão escolhido, já que nessa época os uniformes do Clube eram importados da Europa. Assim, apenas no ano seguinte em 1903 o Fluminense estreou seu primeiro uniforme.
A camisa, uma verdadeira relíquia, foi cedida ao clube por Horácio da Costa Santos, goleador de nosso primeiro jogo com três tentos.
Oscar Cox e Mário Rocha estavam em Londres tratando da compra de novo material - uniforme - e, por carta, informaram a dificuldade de encontrá-lo e por isso sugeriram a combinação do encarnado, branco e verde.
Na reunião de 15 de julho de 1904 as novas cores foram colocadas em pauta e a proposta de Mário e Cox aprovada. O Fluminense Football Club tornava-se tricolor.
Desta forma, somente em 1905, no jogo realizado em 07 de maio, num amistoso contra o Rio Cricket foi utilizado pela primeira vez nosso consagrado manto com as gloriosas três cores. E a estreia foi pé quente: uma goleada por 7 x 1.
primeiro uniforme e primeiro escudo