O Mascote
O Tricolor de Laranjeiras sempre se caracterizou por possuir torcedores ilustres e famosos, presidentes, cantores, artistas, personalidades ligadas a cúpula do futebol mundial e, desta forma surgiu a ideia de um outro símbolo tricolor - O Cartola -.
Idealizado pelo grande caricaturista argentino Lorenzo Mollas, em 1943, o Cartola surgiu, elegante, de fraque e com sua imponente piteira, retratando a imagem da aristocracia tricolor.
Ao longo do tempo surgiram diversas versões do Cartola Tricolor, seja idealizado por meios de comunicação ou cartunistas famosos, como o Ziraldo, e foram utilizados em jornais, em charges e outras publicações.
No início dos anos 2000, surgia o Cartolinha. Criado e tendo como público-alvo o público infantil, o mascote demonstra a vontade do clube de estar próximo dos pequenos e futuros tricolores, passando o amor pelo clube de geração em geração. Manteve-se a tradição, mas o Cartolinha ganhou traços de uma criança alegre, sorridente, perspicaz e de olhar expressivamente vivo. Atualmente é o único mascote oficial do Fluminense Football Club.