Após a histórica conquista do Campeonato Carioca de 1983, com um gol de Assis contra o Flamengo aos 45 minutos do segundo tempo, o Fluminense iniciava o ano de 1984 com a difícil tarefa de conquistar o bicampeonato brasileiro, chamado na época de Copa Brasil, o que não ocorria desde 1970, quando conquistamos a Taça de Prata.
A comissão técnica liderada pelo técnico Carbone, que durante o campeonato foi substituido por Carlos Alberto Parreira, permanecia e o elenco era praticamente o mesmo do ano anterior. Algumas contratações foram feitas, como a do lateral-direito Getúlio, do zagueiro Vica, do meio campo Renê e de Romerito, estrela do futebol paraguaio contratado por cerca de Cr$ 800 milhões de cruzeiros ao New York Cosmos.
Regulamento:
Os 40 times foram divididos em oito chaves de cinco equipes cada. Os clubes disputaram dentro do próprio grupo em dois turnos e os 28 melhores, três de cada grupo, e quatro de melhor índice técnico passaram para a segunda fase.
Nesta etapa, os times foram divididos em sete grupos, jogando em turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada chave, mais a equipe de melhor índice técnico e o campeão da Taça de Prata disputaram a terceira fase.
Nessa fase, foram constituídos quatro grupos de quatro. Os dois primeiros colocados passavam às quartas-de-final.
1ª Fase - O Início da Conquista:
O Fluminense começou a primeira fase do campeonato com os desfalques de Paulo Vítor e Ricardo Gomes, disputando o Pré-olímpico do Uruguai com a Seleção Brasileira, e ainda sem Romerito e Aldo - com problema de renovação de contrato. Com uma campanha regular, o Fluminense conseguiu sua classificação com duas rodadas de antecedência, tendo perdido apenas uma partida para o Santos, num jogo em que a classificação já estava garantida.
A decisão contra o Vasco representou o confronto do ataque mais positivo da competição (Vasco - 51 gols) contra a defesa menos vazada (Fluminense - 13 gols).
No primeiro jogo, o Flu foi muito superior e venceu a partida por 1 X 0, com uma exibição sensacional de Romerito. O segundo foi mais emocionante, pois necessitando da vitória, o Vasco utilizou um esquema mais ofensivo, fato que não intimidou o Fluminense, que jogou em busca da vitória, levando perigo por diversas vezes.
Os Jogos:
Vasco 0 x 1 Fluminense
Local: Maracanã
Data: 24/05/84
Juiz: Luís Carlos Félix
Pagantes: 63.156
Gols do Flu: Romerito
Fluminense 0 x 0 Vasco
Local: Maracanã
Data: 27/05/84
Pagantes: 128.781
Juiz: Romualdo Arppi Filho
A foto Oficial do Elenco Campeão